Pecuária-floresta cresce no Brasil

O mercado agrícola “INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA-FLORESTA” está em plena expansão no Brasil, atividade que consiste em diferentes sistemas de produção de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agro-energia, implantada na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão. Segundo dados do CONA B/IBGE há 52.014.300 ha implantados com agricultura (não está incluído as culturas de café, citrus e cam-de-Qçúcar), com potencial para utilizar a “BRACHIARIA” como um insumo para aumentar a produtividade. Essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens.

A Matsuda, juntamente com os órgãos de pesquisas, desenvolveu a geração de sementes da série GOLD, comprovando que, com a utilização da “BRACHIARIA”, há um aumento na produção das culturas (mais kg/ha), diminuição de risco climático, (boa cobertura/ palhada sobre o solo), menos perda de solo (erosão), diminuição dos custos de produção devido a menor incidência de pragas, doenças, reduzindo o número de aplicações de defensivos e, por outro lado a pastagem implantada junto ou após uma cultura anual produz mais forragem (tanto qualitativamente, quanto quantitativamente), resultando também em: mais kg de carne, litros de leite ou bezerros/ha.
SEMENTES DA UNHA SERIE GOLD

SEMENTE PURA
SEMENTE PURA + ESCARIFICAÇÃO
SEMENTE PURA + ESCARIFICAÇÃO + FUNGICIDA/INSETICIDA
SEMENTE PURA + ESCARIFICAÇÃO + FUNGICIDA/INSETICIDA + FILM COATING
SEMENTE PURA + ESCARIFICAÇÃO + FUNGICIDA/INSETICIDA + FILM-COATING + INCRUSTAÇÃO.

Calagem: eficiência na produtividade

A calagem é uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e consequentimente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária. A calagem é a aplicação de calcário para correção do PH do solo, sendo também a forma mais barata de fornecer cálcio e magnésio às plantas. O cálcio é de grande importância no desenvolvimento das raízes, na formação da estrutura da planta e no metabolismo do nitrogênio. O magnésio tem sua principal atividade como componente da clorofila, responsável pela fotossíntese, fator essencial no crescimento de vegetais
As principais funções da calagem são:
elevar o PH do solo, aumentando a disponibilidade do fósforo e molibdênio, entre outros, que em PH ácido estão em formas não assimiláveis pelas plantas.
Neutralizar o alumínio, manganês e ferro, que em PH ácido podem estar em formas e quantidades tóxicas para as plantas e para os Rhzobium nas leguminosas